Nossa História

A cadeia de eventos que mudaram a face e o futuro da indústria começou em 1938 por dois irmãos com uma visão: revolucionar a indústria avícola.

1938: Esse é o ano que marca o nascimento da empresa que viria a ostentar o nome Big Dutchman. Os irmãos fundadores, Jacob “Jack” DeWitt e Richard “Dick” DeWitt iniciaram atividades na pequena cidade de Zeeland, na costa oeste do Estado de Michigan, EUA. Zeeland era, então, conhecida como a capital da incubação da América, uma vez que mais de 80 empresas atuavam nessa área. A empresa dos irmãos DeWitt se chamava DeWitt’s Utility Hatchery, a qual, além de incubar pintinhos e peruzinhos, logo expandiu para outras áreas da indústria, envolvendo produção e também processamento de frangos e perus.

1948: Cansados da ineficiência e custos envolvidos com a alimentação manual das aves, nesse ano os irmãos DeWitt colocam no mercado um produto de sua invenção: o primeiro alimentador automático para aves em escala comercial no mundo, o qual tinha corpo cilíndrico. Uma nova divisão foi criada para trabalhar esse produto, a Automatic Poultry Feeder Co. O interesse pelo equipamento dos irmãos DeWitt cresceu rapidamente. O mercado passou a referir-se ao novo produto como o “alimentador automático Big Dutchman”. Não se sabe com certeza onde o termo se originou, mas a versão mais provável associa essas palavras ao gerente de vendas John Kuipers,  um descendente de imigrantes Holandeses com alta estatura; ele era responsável por vendas no Estado de Pensilvânia. Como os clientes não lembravam o nome dele, se referiam a ele como o “Big Dutchman”, que se traduz literalmente como o “holandês grandão”. Por associação, os avicultores locais passaram a chamar o produto de “comedouro automático Big Dutchman”. Os donos da empresa acharam essa terminologia ótima, já que fazia alusão também à ascendência deles e da maioria dos empregados da empresa na época, todos filhos de imigrantes Holandeses. O nome Big Dutchman foi imediatamente adotado como marca registrada para o produto.

1949: Embora tenha sido um sucesso instantâneo, o sistema de corrente transportadora de ração que equipava a primeira edição do comedouro não apresentava a eficiência que buscavam os perfeccionistas inventores. Nesse ano, o comedouro automático, denominado de Modelo A, sofreu uma importante atualização técnica com uma corrente de desenho totalmente revolucionária, que permite fazer curvas sem abandonar a sua posição horizontal. Esse conceito ainda é o mais utilizado em alimentação de aves no mundo. Nesse mesmo ano, a empresa introduz o seu segundo produto para a produção de aves, um bebedouro do tipo calha que mantinha o nível de água automaticamente. Esse produto viria a receber o nome de Bebedouro T-100.

1950: É lançado no mercado o comedouro automático Modelo B, mudando do corpo cilíndrico para linhas retas; era muito parecido aos comedouros de corrente que se fabricam até hoje.

1953: O comedouro automático Big Dutchman começa a ser comercializado internacionalmente. Rapidamente, atingiu a maioria dos mercados mundiais.

1958: A empresa estabelece uma subsidiária nos Países Baixos. As vendas rapidamente crescem e os irmãos DeWitt decidem estabelecer um representante na Alemanha. A pessoa escolhida foi Josef Meerpohl, um jovem avicultor de 26 anos de idade, da localidade de Calveslage, na Baixa Saxônia.

1959: O sucesso mundial da marca Big Dutchman leva a adoção do slogan “O sol nunca se põe sobre a Big Dutchman”.

1964: A então mundialmente consagrada marca registrada vira o nome da empresa, a qual passa a chamar-se Big Dutchman, Inc.

1968: Os fundadores vendem a empresa para US Industries, um conglomerado de Nova Iorque, porém eles permanecem em funções estratégicas de gestão.

1971: Jack e Dick DeWitt se aposentam. Ambos continuariam com uma vida muito ativa em diversas áreas. Dick finalmente acabou mudando-se para o Estado da Flórida e veio a falecer em 26 de Julho de 2010 com 96 anos de idade. Jack continua a residir em Zeeland, Michigan, e no dia 30 de Janeiro de 2011, na presença da sua esposa Marlies e filhos Tom, John e Sabina, comemorou 100 anos de idade.

1985: Josef Meerpohl, Calveslage, Alemanha, adquire a empresa Big Dutchman com direitos de uso da marca Big Dutchman para todo o mundo, exceto as Américas. Esse foi o início de uma fase de rápido crescimento e desenvolvimento de produtos para aves e suínos, levando a empresa retomar a sua posição de líder mundial.

1992: Criação da empresa holding Big Dutchman AG, tendo Josef Meerpohl como Presidente do Conselho Supervisor e seu filho mais velho, Bernd Meerpohl assume a posição de Presidente do Conselho de Diretores. A unidade da Big Dutchman Malásia é criada, reforçando a presença da empresa no mercado Asiático.

1999: Big Dutchman AG adquire a unidade Americana (Big Dutchman, Inc.) e com isso consolida a marca Big Dutchman para todo o mundo sob uma mesma bandeira.

2000: A Big Dutchman faz a sua entrada no Brasil ao adquirir a empresa Avimec, localizada em Caxias do Sul. Esse passo foi o marco para a entrada em um dos maiores mercados de aves e suínos no mundo. Na Alemanha, com a matriz da empresa, é criada a Big Dutchman Pig Equipment GmbH, para melhor atender ao crescente mercado mundial de equipamentos para suínos.

2011: A Big Dutchman Brasil Ltda inaugura sua nova unidade fabril na cidade de Araraquara, SP. A nova localização da unidade vem ao encontro das estratégias e metas da empresa para ampliação do mercado no país.

Hoje, com mais de 70 anos de história, a Big Dutchman é uma empresa moderna, profundamente conectada com o mercado e está em grande expansão. Nas palavras de Bernd Meerpohl, Presidente do Conselho de Diretores: “Fomos os pioneiros na nossa indústria e com muito esforço crescemos para nos tornar os líderes mundiais. Seguiremos trabalhando muito forte para continuarmos a ter essa honra, a qual somente nos pode ser conferida pelos nossos clientes”.

Fontes: Livro The Sun Never Sets on Big Dutchman, 2004, por Michael Lozon, e arquivos históricos da empresa.

TOPO

Galeria

Clique nas imagens para ampliá-las

(16) 2108.5300 . FAX (16) 2108.5304

Acessar Webmail

BIG DUTCHMAN BRASIL LTDA.

Av. Vanilde S. Fernandes, 51.

Araraquara, SP 14803-036 | Brasil

Tel.: +55. 16. 2108 5300

Fax.: +55. 16. 2108 5304

www.bigdutchman.com.br